terça-feira, 20 de outubro de 2015

BANDIDO BOM É BANDIDO...


Transformado. Sim, transformado, recuperado, com oportunidades de ter uma nova vida.

E mais uma vez estou na contramão das opiniões públicas, pois em recente pesquisa Datafolha realizada no final de julho, 50% da população brasileira apoia a ideia de que bandido bom é bandido morto. Já fui a favor da pena de morte, mas do alto dos meus 44 anos, onde a razão vem falando mais forte que a emoção, já não vejo mais vantagem na Lei de Talião (“olho por olho, dente por dente”). Hoje tenho minhas convicções pessoais para ser contra o assassinato de qualquer cidadão.

Primeiro por base bíblica, pois disse Jesus:  “quem não tiver pecado que atire a primeira pedra” (João 8:7), evitando que a vida de uma mulher adúltera fosse ceifada.

Depois, por ser voluntário em um centro de recuperação para viciados. Esta razão, aliás, tem sido um grande motivo de mudança na minha maneira de pensar nos últimos anos. A cada semana conheço pessoas que parecem ser “restos de seres humanos”. Assassinos, drogados, violentos, aparentemente indomáveis. E acredite: muitos são recuperados. Pessoas que foram espancadas, rejeitadas, criadas à mercê da marginalidade. Após alguns meses de abstinência, passam a enxergar o que é viver decentemente. Todos têm uma história para contar. Todos eles têm um sonho.
Conheci um centro de recuperação para viciados em Lisboa/Portugal. Médicos, psicólogos, profissionais de primeira qualidade envolvidos na recuperação de pessoas. Me garantiram uma taxa de 90% de recuperação dos pacientes.
Aqui, sem psicólogos, sem médicos, sem medicamentos e apenas com a boa vontade de alguns voluntários esta taxa de recuperação cai para meros 10%. Os outros 90% voltam para vida alheia.

De quem é a culpa? A nossa Presidente Dilma Rousseff está prestes a informar um rombo de 50 bilhões de reais nos cofres do governo. Para onde foi todo este dinheiro? Uma coisa é certa: Não veio para recuperar vidas destruídas nem para nossas crianças, a base do nosso futuro. Então, infelizmente, posso completar o título desta coluna desta maneira: BANDIDO BOM É CRIANÇA SEM EDUCAÇÃO, SEM SAÚDE, SEM ESPORTE, SEM LAZER, SEM APOIO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavras ofensivas não são permitidas