quarta-feira, 7 de outubro de 2015

JEQUIÉ: UMA VIDA COM QUALIDADE


Há 43 anos atrás meus pais trocaram o Rio de Janeiro pela tranquilidade da cidade de Jequié. Eles agiram na contramão da realidade da época, onde o êxodo rural clamava mais forte e muitas famílias partiam para as grandes capitais do nosso país em busca de oportunidades. Mas Jequié sempre foi de fácil adaptação para todos aqueles que aqui desembarcam. E mais do que antes, hoje nossa cidade tem tudo que uma família procura: Boa escola para os filhos, faculdades, opções de moradia, comércio estruturado, excelente localização geográfica, clínicas e hospitais, academias, tranquilidade, diversas opções de lazer e um povo muito acolhedor.

Apesar das nossas constantes críticas pelo deszelo dos nossos representantes políticos para com a nossa cidade, ainda existem muitas coisas que não damos o devido valor, mas que existem e melhoram nossa qualidade de vida.

Um amigo de Fortaleza que esteve aqui em nossa cidade no último final de semana elogiou algumas coisas que muitas vezes passam despercebidas por nós. Uma delas a fartura das nossas feiras livres, com alimentos frescos e muita diversidade. A facilidade de acesso a todos pontos da cidade, onde tudo é perto. Excelentes restaurantes, praças de alimentação, igrejas e locais para a garotada se divertir. Ou seja, meu amigo saiu convencido de que virá residir em Jequié por não mais suportar os engarrafamentos, o enclausuramento dos filhos em um apartamento e o grande stress de uma grande capital.

Me lembrei de uma história de Olavo Bilac, que a pedido de um amigo, fez um anúncio para vender um sítio que gerava muito trabalho e despesas. Olavo Bilac descreveu no anúncio às qualidades do local com muitos pássaros, árvores, frutas, riachos e tranquilidade. Meses depois Olavo encontrou o amigo e perguntou se tinha vendido a propriedade. "Nem pensei mais nisso", respondeu ele. "Quando li o anúncio que você escreveu, percebi a maravilha que eu possuía.".

Fico a imaginar a nossa Jequié quando encontrar um gestor que esteja focado na qualidade de vida dos seus habitantes. Ha! como é bom sonhar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavras ofensivas não são permitidas