quarta-feira, 7 de outubro de 2015

FÉRIAS COM A FAMÍLIA


Há algum tempo atrás, após anos de trabalho a fio, madrugadas em claro e dias enfiado no escritório, finalmente resolvi fazer uma viagem de férias com minha esposa e meus filhos. 30 dias viajando de carro pelo Nordeste, desbravando todas as praias da Bahia até o Ceará. Que maravilha hein? Era pra ser uma maravilha... Mas o que me chamou a atenção não foram só as belas praias, mas os problemas que descobri na minha família a cada dia completo que ficamos juntos.

Se você não tem tempo para tirar férias com a sua família eu vou te dizer uma coisa: Sua família está cheinha de problemas. Cheinha não, está entupida! Só passando uns dias inteiros com ela longe da sua casa para você começar a enxergar muitos deles. Eis aqui algumas coisas comuns em nossas famílias que por comodismo costumamos ignorar:

- Nossos filhos não são exatamente quem nós pensamos que são. Após dois dias de viajem comecei a notar que meus filhos eram impacientes, mal educados e com um gênio bem diferente daqueles anjinhos que encontrava quando eu chegava em casa cansado do trabalho.
- Os filhos não sabem tudo que os pais sabem. Achamos que nossos filhos possuem a mesma experiência e mesma atitude nossa em qualquer situação. Na verdade eles não sabem o que fazer na maioria das vezes porque não ensinamos. Temos que ter tempo para andar com eles, brincar, manter um diálogo e contar tudo que aconteceu em nossas vidas para que eles tenham a oportunidade de ouvir e aprender com nossos erros e acertos.
- Não pense que seu filho nasceu honesto e perfeito. Ele só vai ser honesto se ele ver os pais praticando e ensinando o que é honestidade. Se nós, os pais, não ensinarmos – com quem e o que eles irão aprender?
- Eu trabalho, minha esposa trabalha. Vemos nossos filhos ao meio-dia e à noite quando não queremos mais conversar porque estamos “exaustos”. Quem está criando nossos filhos? Fácil: A empregada doméstica e a escola. Nossos filhos são o reflexo do que a empregada doméstica e a escola ensinam. Você tem ensinado alguma coisa para seus filhos? Gritar, brigar e castigar não é ensinar. Temos que saber conversar com eles para que entendam o que queremos dizer.
- Separações entre casais acontecem devido a problemas. Toda viagem longa tem problemas para resolver. É uma ótima oportunidade para reascender o amor e fortalecer a união entre pai, mãe e filhos. Viajar é também uma boa chance para testarmos nossa paciência e unir os membros da família.
- Não inverta as coisas: Tudo só vai estar bem se sua família estiver bem. Na maioria das vezes achamos que a família está bem porque nosso trabalho está indo muito bem, o que é um erro gravíssimo.

Sei que depois destas férias consegui eliminar da minha vida os hábitos de ficar trancado no escritório e de viver dependente do celular.
E há muitos outros problemas que até hoje eu e minha esposa tentamos corrigir.

Talvez esteja na hora de você, antes de ligar a televisão, avaliar se existe algum problema na sua família. Mas se você achar que não, que está tudo bem... Então está na hora de tirar umas boas férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavras ofensivas não são permitidas