quarta-feira, 7 de outubro de 2015

PRISIONEIROS DO CELULAR


Quem não tem um celular nos dias de hoje?
Mas quem é que utiliza o celular apenas para telefonar?
Na verdade o celular se transformou em um objeto indispensável na vida de cada ser humano. Está sendo um aparelho tão desejado e viciante que em muitos casos seu uso faz com que as pessoas se esqueçam até de se alimentar. Isto para não falar de outras atividades que ele está substituindo, tais como os estudos, a leitura de um livro, um bate papo entre amigos, uma conversa com membros da família, etc.

Tudo isto deve-se ao fato dele ter se tornado uma grande fonte de entretenimento. Os celulares nos disponibilizam jogos, redes sociais, câmera fotográfica, GPS, ufa!!! Tudo de forma simples e imediata para usarmos em qualquer lugar que estivermos. E como é prazeroso ocuparmos nosso tempo com uma diversão quando estamos sem fazer nada, não é mesmo?
Mas será que somos disciplinados para usarmos o celular somente quando estamos com tempo disponível?

E será que esta diversão que temos ao toque dos nossos dedos está nos evoluindo?
Não é bem isto que temos visto por aí. Pra ser sincero, se prestarmos atenção, veremos que o uso do celular está gerando nas pessoas uma grande falta de educação e um grande roubo do precioso tempo que temos. Falta de educação porque não mais olhamos nos olhos das pessoas quando estamos conversando: antes, nosso olhar estará fixo na tela do celular. Vemos isto acontecer nas famílias, nas amizades e no trabalho. O contato com as opções do celular está sendo mais importante do que o contato com as pessoas. O mundo virtual está sendo mais participativo das nossas vidas do que o mundo real. Você já notou isto?

Até mesmo em algumas lojas os vendedores não nos olham quando perguntamos algo... simplesmente respondem sim ou não enquanto se deliciam com seus celulares.
E é um grande roubo do precioso tempo que temos, pois em nada difere estar sentado o dia todo na porta de um bar, ou na frente de um videogame ou na frente da televisão. Os resultados são os mesmos: Tempo perdido, nenhum aprendizado, acomodação, preguiça para pensar.
E nós dizemos: Não consigo viver sem meu celular!

Contra tudo isto e contra a minha própria vontade, em julho de 2014 resolvi fazer um teste e joguei meu celular no “lixo”. Sabe o que descobri? Que tenho uma família maravilhosa, que tenho amigos legais, que existem passarinhos cantando ao ar livre, que existe pôr do sol. Descobri também que ser moderno é estar completamente envolvido com tudo que está ao nosso redor e não estar completamente envolvido com a tecnologia. Descobri que existe uma vida maravilhosa do lado de fora do celular.


Meus amigos ainda me perguntam como consigo viver sem um celular. O que sei é que agora eu estou vivendo de verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavras ofensivas não são permitidas